sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014



Sinto Muito é a nossa sugestão de leitura. Este livro, da autoria do Dr. Nuno Lobo Antunes, retrata a sua experiência como médico na assistência a crianças vítimas de cancro.

Biografia: Nuno Lobo Antunes nasceu no dia 10 de Maio de 1954.
 Seguindo as pisadas do pai, tirou o curso de Medicina e especializou-se em Neurologia Pediátrica.
Começou a exercer em 1977, nos Hospitais Civis de Lisboa. Oito anos depois foi para os Estados Unidos, aí continuou a sua formação, no Instituto Neurológico da Universidade de Columbia, em Nova Iorque.
 Regressou a Portugal em 1989, tornando-se Assistente Hospitalar de Pediatria no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
 Investigador, médico e professor universitário, dedicou-se, de corpo e alma ao estudo do cancro em crianças.
Nuno Lobo Antunes publicou os livros Vida em mim, em 2010, Mal entendidos, em 2009, e Sinto muito, em 2008.

 «Há no médico o desejo de ser santo, de ser maior. Mas na sua memória transporta, como um fardo, olhares, sons, cheiros e tudo o que o lembra de ser menor e imperfeito. Este é um livro de confissões. Uma peregrinação interior em que a bailarina torce o pé, o saltador derruba a barra, o arquiteto se senta debaixo da abóbada, e no fim, ela desaba. O médico e o seu doente são um só, face dupla da mesma moeda. O médico provoca o Criador, não lhe vai na finta, evita o engodo. Mas no cais despede-se, e pede perdão por não ter sido parceiro para tal desafio»


Entrevista ao Autor por Margarida Ribeiro



A entrevista que se segue foi  amavelmente  concedida  à Margarida  Ribeiro, aluna da nossa escola que, no âmbito do Contrato de Leitura,  se propôs apresentar a obra Sinto Muito .



 Gostaria de começar por lhe agradecer a sua disponibilidade e simpatia ao ajudar-me neste trabalho e de lhe manifestar a minha admiração. É, sem dúvida, um livro que me marcou e que recomendo. Dar-me-á muito gosto apresentar esta obra aos meus colegas e professora.

Após a leitura de Sinto Muito ocorre-me perguntar:

P- O que é que Sente Muito?
R- A dor de quem ama e no horizonte vê a perda do objeto do seu amor.

P- O nosso país enfrenta atualmente dificuldades a nível económico, afetando várias pessoas por todo o país. Como médico, qual a sua opinião sobre a saúde em Portugal?
R- Assimétrica nas condições e na qualidade dos cuidados.

 P- O seu livro, conta-nos alguns episódios da sua vida enquanto médico. Destes qual/quais os que mais o marcaram?
R- De todas as histórias do livro foi seguramente a de Jennifer.

 P- Refere,num dos seus depoimentos, que a leitura esteve sempre presente na sua vida e na dos seus irmãos. Isto influenciou de alguma forma a escrita deste livro?
R- Do ponto de vista da estética somos sempre influenciados pela cultura a que somos expostos em criança.

P-Considera que os jovens de hoje em dia, com os avanços da tecnologia e entretenimento virtual, ainda se preocupam e têm gosto pela leitura?
R- Alguns terão, não é assim, Margarida?

P- Que mensagem gostaria de deixar a esta turma de alunos do 10º ano de escolaridade, do curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias, relativamente ao seu livro que por mim lhes é apresentado?
R- Que não há nada tão importante na vida como a própria vida.


Margarida Ribeiro, 10º ano, turma A


Sem comentários:

Enviar um comentário